Blog do D_Ver@s
As melhores críticas e Tutoriais da Web

Linus Torvalds liberou a versão 2.6.26 de seu kernel

Category: By Deivid Veras
Linus Torvalds liberou a versão 2.6.26 de seu kernel, que traz, como de costume, vários novos drivers e melhorias. Entre os novos recursos, um teste de memória embutido e o anunciado depurador Kgdb.

O debate sobre a inclusão ou não da ferramenta de análise Kgdb no kernel foi longo, e Linus Torvalds deixou bem claro que não aprecia a ferramenta. Aparentemente, agora o criador e ditador benevolente do kernel mudou de opinião e permitiu a inclusão do Kgdb no kernel oficial, após Ingo Molnar avaliá-lo e alterar alguns trechos do código. Com isso, foi retirada a funcionalidade antes existente de realizar análises pela rede.

Uma segunda ferramenta para resolução de problemas é o testador de memória. Ele é semelhante ao já conhecido Memtest86, mas bem mais simples, e pode ser iniciado com o uso do parâmetro @@memtest@@ na inicialização do kernel.

Com o 2.6.26, os usuários têm acesso a adaptadores Wi-Fi da nova geração (802.11n), após o suporte básico ao rascunho dessa especificação nas últimas versões do kernel. Da mesma forma, redes Mesh (802.11s) também ganharam suporte. A configuração de todas as funções de redes sem fio no kernel também está mudando. A nova interface de configuração cfg80211 finalmente deve substituir as infames wireless extensions para tais dispositivos.

Os chips gráficos ATI Radeon R500 também foram incluídos no kernel 2.6.26. Um novo driver para o Video4Linux (v4l) permite a operação de várias webcams presentes atualmente em notebooks. O driver uvcvideo já existe há algum tempo, mas agora foi incorporado ao kernel. O site do projeto lista os modelos de câmeras suportados. Há ainda um novo driver v4l para placas de captura de TV com chips Conexant cx23418 e MaxiLinear 5505, e agora é possível usar vários aparelhos de TV Hauppauge, em razão de drivers fornecidos pelo fabricante.

Na área de virtualização, foi adicionado o suporte à para-virtualização no KVM (kernel-based virtual machine). O KVM também alcançou, finalmente, outras arquiteturas, como IA64, PPC e S390.

Em relação aos sistemas de arquivos, agora é possível usar bind mounts em modo somente-leitura.

O consumo de energia também melhorou com o suporte a Page Attribute Tables, que podem ser usadas pelo kernel para lidar com o cache dos processadores.

Para informações mais detalhadas sobre as novidades dessa versão do kernel, o changelog é o local mais indicado. O código-fonte pode ser baixado a partir do kernel.org.

Fonte
 

1 comment so far.

  1. Unknown 16 de julho de 2008 às 09:07
    Muito boa a materia cara, otimo a inclusão do Kgdb..


    abraços

Something to say?