Blog do D_Ver@s
As melhores críticas e Tutoriais da Web

Como fazer overclock no Eeepc

Category: By Deivid Veras
Eeepc da Asus é um grande sucesso, o mesmo fez surgir uma nova linha de produtos chamada de subnotebooks, parte do seu sucesso está na grande qualidade do dispositivo. Mas ainda há muitas possibilidades para melhorá-lo como acrescentar memória RAM e reduzir o sistema operacional para economizar o espaço no disco de armazenamento flash.

É importante destrinchar alguns conceitos:

O que é overclock?
Overclock é um processo para aumenta a velocidade do clock padrão.
Teoria por traz do overclock
Overclock não é algo muito difícil, mas é requerido um conhecimento básico para ter sucesso. Devido ao hardware do Eeepc ser idêntico não é preciso se aprofundar muito em teoria nesse guia, mais para quem estiver interessado leia um tutorial sobre o assunto.

Risco e Garantia
Overclock pode causar danos ao hardware se realizado de forma incorreta, além de danos ao software, apesar de raramente acontecer é bom à dica para fazer cada passo com atenção. É importante lembra que o usuário é o único responsável por qualquer dano causado por este tutorial.

"Overclockando" o Eeepc
Existem três formas para realizar o overclock no Eeepc, em duas das formas demonstradas só é possível realizar utilizando o Windows Xp no Eeepc. Mas para quem utilizar alguma versão do linux poderá realizar pela Bios. As formas que demonstrarei aqui são:EeeCtl software,BIOS Modificada e SetFSB software.

EeeClt: é um software para configurar de forma mais minuciosa o Eeepc. Possui controle da fan, utilizando regras de temperatura, alteração de brilho e contraste e o mais importante aumento do FSB, utilizado para incrementar o overclock. Algumas pessoas conseguiram quebrar a barreira de 1 Ghz.

Bios Modificada: é o único método para realizar o over sem utilizar Windows, sendo o principal diferencial desse método.

SetFSB: não é muito recomendado, por ser o menos eficiente e o mais complicado. Sendo acrescentado apenas como alternativa para o caso do EeeClt não funciona. Este programa ajusta o FSB e a porta PCI-e, mas não é exclusivo do Eeepc podendo ser usado em outras plataformas.

Que método escolher?
O melhor método é o EeeCtl por ser um software e quando desligado não ocorre problemas, o tornando o mais seguro. O SetFSB é semelhante , mas só deve ser usado caso não funcione a primeira opção. A alteração de Bios é o método para pessoas que desejam uma velocidade maior e de forma mais rápida. O único problema é que há um bug.

Realizando o Overclock

O aumento do FSB é bastante complicado, pois todo o dispositivo é ajustado de acordo com seu clock, por isso é importante entender que o multiplicador do FSB é 9, e que alterando o FSB para 100 por exemplo o clock será de 900MHz ( 9 x 100 = 900 ). As maiorias das pessoas conseguiram aumentar o FSB padrão para 115MHz, para realizar o seu over tem que ter paciência e aumentar gradualmente de acordo com os resultados, parando assim que o sistema se mostrar instável. Deve-se usar um programa como o OCCT para realizar o teste de estabilidade, além de cuidado quando for aumentar a tenção, pois aumentará o consumo elétrico.

EeeCtl é um pequeno utilitário (~ 21KB), que torna muito fácil overclocking. É freeware e pode ser baixado aqui. Neste caso foi utilizada a versão 0,23. Verifique se o seu modelo Eee PC é suportado, existem atualmente problemas com o modelo do Eee PCs de 2GB.

* Depois de fazer o Download, extraia EeeCtl em ‘C: /’ (ou em qualquer outro local do disco).

* Haverá três arquivos, eeectl.exe, eeectl.ini e eeectl.txt. Coloque o EeeCtl para ser executado na inicialização (recomendável) e, em seguida, coloque-o em um atalho faça um atalho para pastad de inicialização. NO XP, esta pasta está localizada em ‘Iniciar’> ‘Arquivos de Programas’>’ Inicialização ‘.

* Abra o arquivo eeectl.ini. Este é o local onde todas as configurações ocorrem. Parece complicado, mas é bem mais simples do que parece.

* Role a barra para baixo até encontrar ‘[Settings]‘.Abaixo será mostrado ‘Core.Save = Fan; Speed;’. Isto significa que quando você define o cooler ou a velocidade do FSB, o programa EeeCtl irá salvá-lo da próxima vez que você executá-lo. Essa opção pode ser inadequada se você definir um valor muito alto, em seguida, salve a configuração para utilizar mais tarde. Ou exclua o ‘Speed;’ desative o valor do FSB e “Fan,” se você não quiser que seja salva.

* Localize a pasta ‘Speed.Profiles’. É onde deverá encontrar os perfis.

O primeiro perfil é ‘70,99,0,Suspend;’. O primeiro número (70) representa o clock FSB , a segunda (99) é o clock do PCI-e , o terceiro (0) é a tensão (’0 ‘= normal,’1′ = elevado/alta), e os últimos são o nome do perfil. Se você deixar o nome dos perfis, eles não aparecerão como uma opção, mas as vezes instantaneamente aparecerão como perfis. Por exemplo, o ‘75.100;’ é um perfil de entrada. Isto significa que a seleção de ‘Medium’ perfil será executado em 75MHz FSB, então (’80,100;’) será excutado em 80MHz FSB, e finalmente definindo o perfil ‘85100,1, Medium, entrará em 85MHz o FSB. Devendo sempre utilizar a grafia correta, com aspas para evitar qualquer erro.

Como foi descrito anteriormente, para realizar o overclock temos que aumentar a freqüência do FSB e PCI-e, para conseguirmos através do overclock uma maior velocidade no o Eee PC.Para evitar problemas é bom ir começando de forma intermediária e com calma como foi descrito acima. Mas se ainda assim encontrar problemas , é bom fazer o download do arquivo de configuração inicial aqui. No entanto, recomendamos que você tente entender como tudo funciona, de modo que você pode adicionar as suas próprias opções e perfis. A foto abaixo é dos perfis utilizados no overclock do post original do cyb3rglitch.

Defina a tensão em ‘1′ antes de bater uns 90MHz no FSB para garantir estabilidade.Além disso, defina o BUS da PCI-e pouco a pouco até chegar em 110MHz.

* Agora que você tem seus perfis configurados, você pode alterar o momento em que essas configurações são realizadas. Navegue até ‘Speed.StepDelay’ e altere o valor para 300. Este valor está em ms (milissegundos) e pode ser ajustado para um valor abaixo de 200. Acho que 300 é uma boa velocidade, sem comprometer a estabilidade, apesar de ser possível que você possa aumentá-lo mais um pouco.
* O EeeCtl fica na barra de tarefas e tem um ícone associado. Este ícone é configurado para exibir relógio velocidade, além de temperatura e status. Você pode alterar a velocidade e configuração em é mostrado os detalhes do ícone em ‘Core.IconDelay “.O recomendável é 1000ms (1 seg). Para mostrar o clock do CPU no lugar do FSB (padrão), localize o ‘Speed.FSBIconMul’ para configurar e alterar o valor de “1″ a “9″. Isto funciona porque 9 x FSB é a velocidade do relógio.
* Outros perfis podem ser ajustados incluindo atalho. Para personalizar a diversas opções acesseo arquivo ‘Fan.Profiles “, é possível aterar configarações do monitor como brilho em’ Backlight.Profiles’, além de teclas de atalho em ‘Core.Keys’. No arquivo .Ini tem maiores instruções para essas operações, lembrando que essas não são necessárias para o overclock.
* Quando terminar, salve eeectl.ini e execute eeectl.exe. O programa será aberto na barra de tarefas como um pequeno ícone IC. Clique com o botão direito do mouse sobre o íconoe para mostrar o clock e perfis, além de alterar as configurações. Depois de qualquer alteração sempre execute OCCT em seu teste de 30min. Se tudo ocorre bem, você é um dos poucos com um 1GHz no seu Eee PC, parabéns! Se não de certo e ocorrer instabilidade, deslige e tentar novamente com uma menor velocidade. Talvez seja necessário remover a bateria / AC para desligá-lo nessa situação. Para bios iniciar no modo padrão.

Overclocking - método da BIOS alterada
Existem duas conhecidas BIOS para o Eeepc que suportam overclocking para a frequência de 900MHz. Estas duas BIOSs são 8804 e 0511. Apenas a vervão 4G Eee PCs (incluindo a versão Surf) é capaz de utilizar essa BIOSs. A BIOS 0511 é a recomedada por ter menos bugs. Siga estes passos para instalar quer BIOS:

Download “BIOS Update Tools’ aqui.

Extraia o arquivo e insira um pendrive USB mo PC. Rode o ‘MakeBoot’ e siga os passos para criar no pendrive uma BIOS inicializável. Desconecte o pendrive e segua as instruções para instalar a BIOS 0511. Você deve estar em com a bateria carregada e ligada no carregador (para evitar qualquer dano), além de minimizar o risco de falha de energia durante a atualização do BIOS. Reinicie o PC quando Eee feito.

Para fazer overclock no Eee PC, digite [F2] durante o POST para ‘entrar’ na Bios. Na Bios altere as configurações para ‘High Performance’, isto é 900MHz. Pressione [F10] para salvar e sair.

Overclocking - SetFSB método
SetFSB faz exatamente o que diz ao pé-da-letra, ele define o FSB. SetFSB PLL tem várias versões para diferentes plataformas de PC. Para nossa referência, o ASUS Eeepc é chamdo de ‘ICS9LPR426AGLF’, no ‘Clock Generator’.
Faça o Download e extraia SetFSB aqui.

Abra SetFSB e selecione o ‘ICS9LPR426AGLF’ e o velocidade de clock que a lista gerará.

Aumente o bus PCI-e para 110MHz e, em seguida, o “Set FSB ‘. Agora aumente o FSB de 80MHz ,90MHz, 100MHz, 105MHz e assim por diante até 111MHz (1GHz CPU ). Deve-se fazer em pequenos passos para evitar a instabilidade.

Depois de realizar o overclock rode o OOCT por 30 minutos para testar a estabilidade, se não de certo reduza o clock e tente de novo, até chegar em um overclock seguro.
 

1 comment so far.

  1. Anônimo 3 de julho de 2008 às 21:35
    Bah mas escreve demais esse guri!!
    =D
    gostei do blog Paixao, jah ta add nos favoritos aqui =P
    bjus! sucesso com os novos post q virao!
    te adoro!!

Something to say?